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Marketing digital é o processo estratégico de atrair e reter clientes para marcas e empresas por meio de ferramentas e mecanismos da internet.

Antes mesmo de entrar em detalhes sobre o ambiente virtual, é importante fixar o conceito de marketing, certo?

A palavra de origem inglesa que ainda gera muitas dúvidas é atribuída ao trabalho de compreensão dos mercados.

Ou seja, o profissional de marketing é capaz de analisar clientes, concorrência, fornecedores, a própria empresa e outras forças que atuam em determinado segmento.

Com a análise, ele elabora estratégias para atender de forma adequada ao público do negócio, gerando bons resultados em vendas em curto, médio e longo prazo.

Dessa forma, o marketing digital é a extensão desse processo, entende? E, como vimos, o trabalho é realizado pela internet.

Diferentemente do marketing tradicional – ou offline -, o virtual tem grande capacidade de monitorar e medir os resultados e, assim, permite um aprofundamento nunca antes visto na área.

Por que o marketing digital é importante?

 

Eu poderia trazer uma infinidade de números para falar sobre a importância do marketing digital.

Mas prefiro me concentrar no mercado brasileiro, para que fique bem claro por que você deve investir nessa estratégia.

Os dados a seguir são fruto de uma pesquisa do IBGE divulgado na Agência Brasil:

  • 3 em cada 4 brasileiros acessam a internet, representando um gigantesco mercado de 134 milhões de usuários
  • 90% deles relataram acessar a internet todos os dias
  • 92% utilizam serviços de mensagens, como WhatsApp, Skype e Facebook
  • 39% relataram que realizam compras por comércio eletrônico.

Isto é, o brasileiro já incorporou o uso da internet ao seu dia a dia.

Entre outras tantas funções, a compra virtual vem se tornando um hábito dos consumidores.

Assim, o marketing digital surge com a importante tarefa de compreender esse mercado em plena expansão e fazer com que os negócios tenham bons resultados.

Além disso, é claro, trazer ótimas ofertas para os clientes, atendendo às suas necessidades e desejos.

A verdade é que, seja qual for o seu objetivo, ele se favorece do marketing.

Pode ser posicionar a marca, aumentar seu alcance, gerar vendas ou qualquer outro.

Vantagens do marketing digital

 

Ao entender por que você deve ter uma estratégia de marketing digital, os benefícios dela saltam aos olhos.

Mas para que nada escape do radar, aqui estão as principais vantagens dele:

Mensurável

Uma loja resolve fazer uma ação promocional distribuindo panfletos na rua.

Quantas pessoas receberam? Quais viram o que estava no papel? Quantas foram ao estabelecimento? Quantas efetivaram a compra?

Parece impossível descobrir todos esses números, certo?

É muito diferente do marketing digital, no qual você consegue rastrear as informações com precisão, o que torna as suas ações muito mais efetivas.

Entre outros dados, você conta com ferramentas que revelam o número de visitantes em seu site, quais as páginas mais visitadas, quais termos usaram para chegar até elas e muito mais.

Baixo investimento inicial

Anúncios no Google ou em redes sociais podem custar centavos à empresa a cada impressão, clique ou visualização.

Se comparado com outros veículos de divulgação, o marketing digital tem um investimento inicial bem menor.

O mesmo vale para a produção de conteúdo.

Você pode colocar sua empresa no topo do Google.

Alcança o público certo

Voltando ao exemplo da panfletagem, será que a loja consegue ser precisa na distribuição do material?

Será que as pessoas que estão recebendo o panfleto são realmente o público-alvo da marca?

No meio offline, não tem como saber.

Já com o marketing digital, você consegue filtrar a distribuição de suas campanhas com maior precisão e, assim, alcançar o público certo para sua empresa.

Velocidade nos resultados

Com vários mecanismos de mensuração, baixo investimento inicial e filtragem de público, os resultados do marketing digital vão aparecer de forma muito mais rápida.

Afinal, você terá dados para avaliar adequadamente o mercado e entregar os produtos e ou serviços que seus consumidores esperam.

Além disso, o marketing digital facilita – e muito – ações rápidas para alcançar os clientes com maior efetividade.

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